terça-feira, 16 de outubro de 2012

A DOR FÍSICA E O RESSENTIMENTO: UMA CONEXÃO SURPREENDENTE

MATÉRIA DO WORKSHOP "QUANDO A MENTE CAUSA DOR"

Muitas vezes não percebemos que mágoa e ressentimento podem trazer dores e outros problemas para nosso corpo e mente.
Frequentemente encontro pessoas dizendo ter fibromialgia, e com clareza pode-se ver que existe uma sombra de depressão na vida da pessoa, ou ela se acostumou a, como a água, se encaixar nas necessidades e desejos de outras pessoas.
Acabamos, sem perceber, agredindo nosso corpo, que passa a nos enviar mensagens de que algo tem de ser feito para eliminar o problema ou agressão. Ou seja, o que teve início no mundo mental passa a se manifestar no mundo físico, pois foi ignorado e a dor talvez seja a única maneira que nosso corpo tem de nos mostrar que algo está errado.
Pessoas com pânico costumam apresentar dores pelo corpo, a tensão emocional é tão grande que eu mesma sentia como se fosse uma boneca de madeira, portanto, não há como negar que a mente causa dor!
No entanto, o ressentimento pode significar coisas diferentes para pessoas diferentes. Você pode pensar que não guarda ressentimento, mas se sofre de qualquer dor ou outros sintomas que não desaparecem, ou você se sente preso em situações ou relacionamentos, não conseguindo ir em frente com sua vida, pode ser que esteja carregando emoções mal resolvidas mantidas vivas pelo ressentimento.






Nenhum comentário:

Postar um comentário